Segredos de liquidificador



Segredos de liquidificador
Uma arma barulhenta pode ser a solução para oferecer mais frutas e vegetais aos seus filhos: o liquidificador. Dele saem combinações coloridas, saborosas e nutritivas que ajudam a prover parte dos nutrientes necessários para a manutenção da saúde. O pediatra Hélio Rocha lembra, porém, que o liquidificador deve ser usado eventualmente. “O liquidificador é um eternizador de mamadeiras. Algumas mães preparam até sopinhas batidas para usar nas mamadeiras”. E acrescenta: “Este tipo de vitamina não deve acompanhar as principais refeições do dia. Pode ser a parte principal de um lanche”.
        A nutricionista Bia Rique, representante oficial no Brasil da American Overseas Dietetic Association (AODA) e chefe do serviço de nutrição na 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, ensina a seguir bebidas batidas, com e sem leite, que costumam agradar ao paladar infantil.
  1. Laranja + cenoura + beterraba + couve
  2. Maçã + abacaxi + laranja + couve + pepino          
  3. Leite + frutas vermelhas (ou morango) + banana
  4. Manga + maracujá + agrião
  5. Leite + banana + aveia + castanha-do-pará
  6. Leite de amêndoas + maçã + banana + amêndoas
  7. Água de coco + manga + coco ralado + leite de coco (1 colher de sopa, no máximo)


Dica 1: A maior parte das vitaminas terá maior aceitação se for adoçada. Para isso, use mel ou açúcar mascavo, ambos em pequena quantidade.
Dica 2: A quantidade de frutas e hortaliças em cada uma das combinações vai variar. Privilegie o ingrediente que a criança goste mais.
Dica 3: Coe ou peneire. A maior parte das crianças implica com pedaços de vegetais e fibras. Pelo menos no início, é melhor tomar a vitamina coada do que não tomar.    

Apesar de ser a favor do consumo das vitaminas batidas, Bia Rique insiste que elas não substituem um prato de salada ou uma fruta in natura: “O fato de recorrer a uma estratégia válida não isenta os pais de insistirem na oferta dos vegetais. É importante construir o hábito de comer frutas, verduras e legumes”.
Fonte : Site Obesidade
                     Infantil      Não


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