15 alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos!


15 alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos!
Uma alimentação balanceada interfere diretamente na saúde e aparência dos fios.
Saiba quais são os alimentos que precisam estar no prato para que suas madeixas cresçam fortes e com brilho.


CARNE VERMELHA

A proteína presente na carne vermelha é essencial para ajudar os fios a absorverem nutrientes. “Nosso cabelo é formado essencialmente de proteína, e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Quando é ingerida em pouca quantidade ou de má qualidade, as madeixas se tornam quebradiças e há perda de sua cor”, acrescenta a dermatologista Daniela Nunes Ribeiro. 

CENOURA

Alimentos alaranjados, como a cenoura, possuem betacaroteno, responsável por controlar a produção sebácea e a oleosidade excessiva do couro cabeludo. “Essa substância também contribui para a elasticidade do fio”, explica Maria Fernanda Kok, dermatologista voluntária do Instituto Horas da Vida. 


GRÃOS INTEGRAIS

Linhaça, quinoa, aveia, chia, feijão-branco e outros grãos integrais são fontes de zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos.


ESPINAFRE

“As vitaminas do complexo B presentes no espinafre são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, pois esse nutriente atua na multiplicação celular”, explica a dermatologista Maria Fernanda Kok. 


PEIXE

Comer uma porção de peixe três vezes por semana fornece vitamina B3 ao corpo. “Essa vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, facilitando a entrega de nutrientes”, conta a Tricoterapeuta Raissa Hein, do Instituto de Beleza Moça Bonnita, de São Paulo


BANANA

O magnésio da fruta atua na formação de proteínas que constituem os cabelos. “Assim como a queratina, o magnésio forma uma película ao redor do fio, protegendo e dando elasticidade a ele”, conta Daniela Nunes Ribeiro. 


SOJA

O ferro presente na soja é um mineral que participa da formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. “Na falta dessa substância, ocorre a perda de brilho, ressecamento, fraqueza e até queda dos fios”, alerta a dermatologista Maria Fernanda Kok. 


FRANGO

O ácido fólico presente na ave ajuda na formação das células vermelhas do sangue. “Esse processo auxilia na manutenção do sistema nervoso e na substituição de novas células, acelerando o crescimento dos fios”, garante a Tricoterapeuta Raissa Hein.


GENGIBRE

“O gengibre tem atividade anti-inflamatória, importante para evitar a queda de cabelo. Pode ser consumido como tempero, adicionado à comida”, afirma Maria Fernanda Kok. 


MELÃO

Além de muita água, o melão possui quantidades significativas de vitamina A, que controla a produção de sebo no couro cabeludo, evitando oleosidade e doenças na região, como seborreia. 


NOZES

A biotina, também conhecida como vitamina que proporciona cabelos saudáveis e ajuda na prevenção do aparecimento de fios brancos, é essencial para o desenvolvimento do folículo piloso e está presente em abundância nesse alimento. “Essa vitamina previne ainda que o cabelo fique quebradiço”, diz Maria Fernanda Kok. 


IOGURTE DESNATADO

O cálcio do iogurte e do leite desnatados é um mineral importante para o crescimento dos cabelos, pois estimula a produção de enzimas que promovem a multiplicação celular, fortalecendo o bulbo capilar. 


LARANJA

Laranja e outras frutas cítricas são ricas em vitamina C e essencial na produção de colágeno. “Além de fundamental no desenvolvimento do crescimento dos folículos pilosos, o colágeno também ajuda na fragmentação do ferro, outro bloco de construção de cabelo”, garante Maria Fernanda Kok. 


SALMÃO

Ômega 3 e selênio, presentes nesse peixe, combatem inflamações, protegem o couro cabeludo contra a radiação ultravioleta e melhoram a circulação e a chegada de nutrientes ao bulbo capilar. 


CASTANHAS

“Fonte de vitamine E, a castanha atua na formação dos capilares sanguíneos, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo, assim, a queda do cabelo”, conta a dermatologista  Maria Fernanda Kok. 

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