Benefícios do Pequi para Sua Saúde!

Benefícios do Pequi para Sua Saúde!
pequi.jpg
O Pequi (Pyqui em Tupi-Guarani, py: pele, qui: espinhos, ou seja, pele com espinhos[1] ; também chamado de Piqui, Piquiá ou Pequiá; Caryocar brasiliense; Caryocaraceae) é uma árvore nativa do cerrado brasileiro, cujo fruto é muito utilizado na culinária sertaneja.
Dele é extraído um azeite denominado azeite de pequi. Seus frutos são também consumidos cozidos, puros ou juntamente com arroz e frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos, e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e no palato. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva.
Símbolo da cultura e da culinária do estado brasileiro de Goiás e muito utilizado em Minas Gerais o pequi é encontrado em quase toda a região Centro-Oeste e nos estados de Rondônia (ao leste), Minas Gerais (norte e oeste), Tocantins,Bahia (oeste), e nos cerrados de São Paulo e Paraná. Em Goiás podem ser encontradas todas as variedades, cuja frutificação ocorre no período chuvoso entre os meses de outubro e fevereiro. Está na lista de espécies ameaçadas do estado de São Paulo.[2] É encontrado também na Bolívia.[3]
No estado do Tocantins há uma cidade com o nome de Pequizeiro em homenagem à árvore, onde se celebra a festa do pequi todos os anos.
Nas antigas vilas de Meia Ponte (hoje Pirenópolis), e Vila Boa, ainda no início do século XVIII, o pequi começa a ser utilizado na culinária de Goiás. Na região que circunda a cidade industrial de Catalão, o pequi era utilizado tão somente para a fabricação do Sabão de Pequi, de propriedades terapêuticas.
O fruto pode ser apreciado em variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite, e na forma de um dos mais apreciados licores de Goiás. Além de doces e sorvetes.
Sua polpa macia e saborosa deve ser comida com bastante cuidado, uma vez que a mesma recobre uma camada de finos espinhos que, se mordidos, fincam-se na língua e no céu da boca, provocando dores intensas, risco este que deixa de existir, uma vez assimilada a técnica de degustação que é de fácil aprendizado. Deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres. Deve ser levado a boca para então ser "raspado" - cuidadosamente - com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada e parar antes que os espinhos possam ser vistos.
Pequi3.jpg

Benefícios do pequi para a saúde

  • O Pequi é conhecido por conter vários antioxidantes e o óleo tem sido associado com propriedades anti-inflamatórias.
  • Além disso, o óleo de Pequi está cheio de ácidos gordos monoinsaturados? A gordura saudável para o coração mesmo que é encontrado em nozes e azeite de oliva.
  • Os pesquisadores pensam que estas gorduras monoinsaturadas têm um papel importante a desempenhar na redução do colesterol e redução da pressão arterial.
  • Um estudo recente envolvendo atletas ilustra os resultados promissores que são provenientes desta fruta maravilha potenciais. Um número de atletas masculinos e femininos com idades variando de 15-67 receberam suplementos de óleo de pequi fruta diariamente por duas semanas. Os pesquisadores descobriram que tomar isso teve um efeito anti-inflamatório nos atletas e que tanto a sua pressão arterial, colesterol total e (o mau) colesterol de lipoproteína de baixa densidade foram reduzidos. A teoria é que os pesquisadores os antioxidantes no pequi são responsáveis ​​pelos efeitos anti-inflamatórios, e que os seus ácidos gordos monoinsaturados pode explicar os efeitos positivos sobre os níveis de colesterol.
  • Bem como os benefícios para a saúde potenciais acima, Pequi parece ser uma forma natural e eficaz para tratar a pele seca e eczema, que é por isso que está começando a ser incluído na pele e cabelo produtos como hidratante.
  • As propriedades anti-inflamatórias também parecem como se eles podem ajudar a reduzir a inflamação da pele naturalmente.
  • Óleo de pequi ainda não é amplamente disponível nas prateleiras das lojas, mas é provável que você ouvir mais sobre isto como um suplemento e um ingrediente em produtos de beleza.

Participe! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 10 Benefícios do Cajá-Manga Para sua Saúde!

8 Receitas para fazer com a Abóbora sendo, 4 Receitas Light!

3 Receitas para fazer com o Murici e Os Benefícios do Murici Para Saúde!