12 Benefícios do figo para saúde

12 Benefícios do figo para saúde!
Benefícios-do-Figo.jpg

Os figos são de estruturação carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada até roxa, são comestíveis e altamente energéticos pois são ricos em açúcar.
Os figos são frutas e são parte da família Moraceae. Ligeiramente doce, figos são conhecidos pela sua textura crocante e lisa, devido à presença de sementes. Estes frutos são produzidos principalmente no Oriente Médio e países asiáticos. Figos podem ser consumidos frescos ou secos. Eles são normalmente usados na preparação de doces e geleias. Os benefícios dos figos para a saúde podem ser atribuídos à presença de minerais, vitaminas e fibras. Os figos contêm vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio, potássio e cloro.

Os benefícios do figo
Figo contém uma quantidade adequada de calorias. Ele fornece 250 calorias por 100 gramas do seu consumo. Contêm principalmente hidratos de carbono que é uma fonte rica de cálcio e fibras dietéticas. Vitaminas como as do complexo-B, vitamina-C e vitamina-K estão presentes nele. Ferro, magnésio, potássio e fósforo são alguns dos minerais encontrados e ainda são ricos em vários tipos de antioxidantes.
  • Benefícios do Figo na prevenção do câncer: Figos são ricos em antioxidantes. Eles contêm fenóis e flavonoides como catequina, rutina, ácido clorogênico, que podem restringir o metabolismo das células cancerígenas. Eles ajudam contra os efeitos nocivos de radicais livres no corpo. Figos também são ricos em fibra alimentar que tem mostrado redução significativa as chances de aparecimento de câncer de mama e de cólon.
  • Benefícios do Figo para a pele: Figos contêm uma elevada percentagem de vitaminas. Vitamina C e a Vitamina B ajuda a nutrir e rejuvenescer a pele. Figos são uma boa fonte de flavonoides e fenóis, que protegem as células da pele a partir do processo de oxidação devido aos radicais livres. O figo também têm propriedades anti-inflamatórias e pode ser consumido para reduzir espinhas.
  • Benefícios do Figo Para o colesterol: Doenças coronárias do coração pode ser reduzida com o consumo de figos. Eles são ricos em pectina, que é uma fibra dietética solúvel. Ele auxilia na absorção do colesterol e a sua liberação não afeta ou prejudica o corpo. É rico em antioxidantes e ácidos graxos. As folhas da figueira podem ser consumidas para reduzir o nível de triglicéridos.
  • Benefícios do Figo para os diabéticos: O consumo das folhas da figueira é benéfica para os diabéticos. Isso ajuda a reduzir a necessidade de insulina para estabilizar o açúcar no sangue. A presença de potássio ajuda a monitorar o nível de glicose e ajuda a reduzir as chances de picos de açúcar.
  • Fluxo intestinal: Os figos podem agir positivamente contra constipação intestinal, assim estimulando o funcionamento regular do seu intestino. As fibras contidas no fruto podem manter seu organismo mais limpo através do efeito levemente laxativo, já que haverá a eliminação regular de toxinas. A limpeza do canal anal também pode reverter consequências originadas de hemorroidas. Para obter esses efeitos, o recomendado é o consumo diário de 2 porções de figo, ou reservar de 2 a 4 figos em um copo de água durante a noite, guardando-os para consumo na manhã seguinte, sem desperdiçar a água. Os compostos fitoquímicos ajudam ainda na eliminação de oxigênio prejudicial, o qual é derivado de radicais livres do corpo.

  • Ajuda na prevenção da Anemia: Os figos são ricos em ferro, principal mineral para o controle de glóbulos vermelhos e prevenção de anemias. O consumo desse fruto é, principalmente, recomendado para mulheres gestantes e crianças, pois devem manter os níveis de glóbulos vermelhos.

  • Efeito anti-inflamatório: Os legumes e verduras são referências para a manutenção da saúde da visão, mas o que poucas pessoas sabem é que ao consumir no mínimo três porções por dia de figo é possível reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, que é a principal causa de perda de visão de adultos com idade mais avançada. Os figos possuem alto nível do flavonóide luteolina, que oferece ações anti-inflamatórias específicas para todo o corpo. A Luteolina possui capacidade antioxidante forte que pode neutralizar radicais livres. Quando comparada, esta pode ser eficaz no bloqueio de crescimento de tumores, além de auxiliar na prevenção e tratamento de cancro da pele.


Outros Benefícios do Figo para saúde:

  • Os figos são ricos em carotenóides. Eles são úteis contra a DMRI(Definições da Web > A degeneração macular relacionada à idade é uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central e leva a cegueira. Atualmente é apontada como a causa mais comum de perda de visão nas pessoas acima de 55 anos.)

  • Hipertensão e pressão sanguínea pode ser reduzida pelo seu consumo. É significativamente rico em potássio, quando em comparação com o sódio e, portanto, pode ajudar a melhorar o humor.
  • Chá da folha de figo é recomendado quando uma pessoa sofre de bronquite e asma. É rico em vitaminas e minerais e, portanto, pode ajudar na criação de um efeito calmante. Dor de garganta pode ser tratada devido à grande quantidade de mucilagem.
  • Figos contêm uma elevada quantidade de cálcio e, portanto, pode ajudar no desenvolvimento e fortalecimento de ossos saudáveis. O fósforo é um outro mineral encontrado neles que pode ajudar na regeneração de ossos danificados ou machucados.
  • O figo contém uma alta quantidade de fibras na dieta pode ajudar a aliviar problemas digestivos, como constipação.

Participe! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 10 Benefícios do Cajá-Manga Para sua Saúde!

8 Receitas para fazer com a Abóbora sendo, 4 Receitas Light!

3 Receitas para fazer com o Murici e Os Benefícios do Murici Para Saúde!