quarta-feira, 27 de abril de 2016

Conheça os 11 Benefícios da Goiaba para Saúde!

Conheça os 11 Benefícios da Goiaba para Saúde!
goiaba.jpg
Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil, nas Antilhas.[1] Atualmente encontra-se bastante difundida no sudeste da Ásia. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde, amarelada ou roxa, com superfície lisa ou irregular, de cerca de oito centímetros de diâmetro. Em seu interior, há uma polpa rosada, branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas. As quatro sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiaba. Essa fruta é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

Óleo da goiaba

O óleo da goiaba é rico em ácido linoleico, como o ácido graxo essencial. Misturando o óleo de goiaba com outros óleos de alta saturação, pode-se obter vantagens nutricionais e obter outros óleos com valores nutricionais variados.
Óleo virgem da goiaba: O óleo da semente da goiaba pode ser empregada tanto para o uso culinário, farmacêutico e cosmético. Na indústria cosmética, o óleo é bastante usado para desenvolver produtos para pele. O óleo é bastante nutritivo e tem propriedades calmantes. As propriedades de retenção de hidratação encontrados no óleo de goiaba são únicas, porque a goiaba é muito rica em licopeno. O licopeno é um potente antioxidante conhecido pela sua ação protetora contra tumores que danificam as células e os radicais livres. Além de licopeno, o óleo da goiaba também tem excelente fonte de betacaroteno, vitaminas A e C, cobre, zinco, selênio e fósforo.
Especula-se que os vários compostos químicos presentes na planta são responsáveis pelos efeitos anti-inflamatórios. Estudos mostram que o óleo de goiaba tem uma boa atividade antimicrobiana e por causa de suas propriedades adstringentes, é um bom ingrediente para desenvolver preparações anti-acne. Também a sua ampla utilização como ingrediente ativo em muitas formulações para o cuidado da pele.
Conheça agora os Benefícios da Goiaba
Benefícios da Goiaba para Imunidade:  A Goiaba é uma excelente fonte de vitamina C e Antioxidantes. Ela contém 228 mg de Vitamina C, que é igual a 338% da necessária diária ou seja 3x mais do que o necessário. Com o aumento da função do sistema imunológico, seu corpo se protege contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe e contra infecções.
Benefícios da Goiaba com Propriedade antitumoral: Goiaba contém elevada quantidade de licopeno (5.204 microgramas), que é um  fitonutriente conhecido como carotenóides. O licopeno tem uma propriedade antitumoral que protege contra os radicais livres, uma vez que luta ativamente para neutralizá-lo. Portanto, comer goiaba vai ajudar a combater o câncer de próstata.
Benefícios da Goiaba contra o Câncer : A Goiaba é uma excelente fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. Goiaba contém grande quantidade de vitamina C, que protege contra os radicais livres do oxigênio. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo que danificam o DNA das células que o transforma em uma célula cancerosa. os antioxidantes neutralizam os radicais livres e age como um escudo que protege o DNA dos radicais livres. Também contém uma quantidade elevada de licopeno, que têm propriedades anti-tumor. Como sabemos, a principal causa de câncer são os radicais livres e os danos causados ao DNA das células e o licopeno impede o crescimento do tumor. Assim, com estes dois os nutriente da goiaba torna-se um alimento mais saudável para prevenir o câncer de próstata. A goiaba é eficaz para proteger da cólon, mama, boca, pele, estômago, cavidade oral e câncer de pulmão.
Benefícios da Goiaba para Manter a pressão arterial: Goiaba contém boa quantidade de potássio. O potássio é necessário para manter o nível de sódio baixo e ainda mantém os níveis de fluidos bons ou seja, para um equilíbrio eletrolítico. Assim, ajuda a manter a pressão arterial e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco.
Benefícios da Goiaba para Aumentar a produção de sangue: Goiaba contém vitaminas como a vitamina E, K, niacina, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B6 e de minerais como cobre, manganês e magnésio, que são importantes para a formação do sangue. Também devido à rica vitamina C, a goiaba aumenta a capacidade do corpo de absorver ferro.
Benefícios da Goiaba para Cancro do cólon: Goiaba contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos da toxina do cólon e ajuda a proteger contra o cancro do cólon.
Benefícios da Goiaba para Envelhecimento: O envelhecimento é o problema mais comum em nossas vidas agitadas. O envelhecimento é causado principalmente ao fator natural como o aumento da idade. Mas, devido à poluição, radiação UV(Raios Ultravioleta) e fumaça, o processo de envelhecimento tem sido estimulado mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento é os radicais livres produzidos em nosso corpo, devido ao estresse oxidativo causado pela alta poluição. Mas os antioxidantes ajudam a destruir esses radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Também foi encontrado que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito positivo no retardamento do envelhecimento natural. Assim goiaba prova ser o melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento.
Benefícios da Goiaba para Diabetes: Goiaba contém boa quantidade de fibras alimentares. Faça uma boa rotina em comer alimentos ricos em fibras para reduzir picos de açúcar no diabetes paciente.
Benefícios da Goiaba para Saúde os olhos: Goiaba contém boa quantidade de vitamina A. Ela é  antioxidante, por isso se torna alimento altamente preferido para ser consumida para melhorar a saúde dos olhos. que protegem os olhos dos radicais livres. e ainda são eficazes em evitar danos na retina. Assim, melhora a visão do olho e protege de catarata e degeneração macular.
Benefícios da Goiaba para Saúde da pele: A vitamina A é um nutriente importante que promove a saúde da pele. Nutre a pele e ajuda a proteger contra os radicais livres. Ela também protege contra o câncer de pele e contra a doença de pele como a acne.
Benefícios da Goiaba para Melhorar a digestão: Goiaba contém boa quantidade de fibra dietética que melhora a digestão. Tem a propriedade antibacteriana que limpa o intestino para proteger da atividade microbiana. Assim, fortalece a digestão que evita diarréia e constipação.
Participe! Deixe seu comentário!