O que é a sucralose? Quais seus benefícios?

O que é a sucralose? Quais seus benefícios?


Sucralose é uma substância utilizada adoçantes artificiais com capacidade adoçante que vai de 600 a 800 vezes o poder adoçante do açúcar . É uma molécula derivada da sacarose sendo produzido através de um processo feito em várias etapas no qual 3 átomos de cloro substituem 3 grupos de hidrogênio-oxigênio.
Alguns estudos demonstram que a sucralose é inócua à saúde, mesmo em níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu consumo. Entretanto, outros estudos mostram um lado negativo da sucralose, como o estudo publicado no jornal científico Food and Chemical Toxicology ", mostra o potencial da sucralose de causar desenvolvimento fisiológico anormal em animais, ou em outro estudo que verifica o papel da sucralose no aumento de síndrome do intestino irritado no Canadá.
Os estudos indicam claramente que a sucralose:
  • não possui calorias
  • não causa cáries
  • não tem efeito na secreção de insulina
  • não é tóxica

Sucralose versus outros adoçantes

Em comparação aos outros tipos de adoçantes encontrados no mercado, a sucralose parece ter reunido os aspectos positivos e solucionado os principais pontos negativos.

  • A estévia é vista como um edulcorante natural, pois tem como origem uma planta. Não há contra-indicações ao uso, mas seu sabor tem residual amargo.
  • A sacarina e o ciclamato são adoçantes artificiais. Geralmente estão presentes juntos nas formulações, pois há uma boa sinergia entre eles, melhorando o sabor final do produto. São resistentes a altas temperaturas, mas deixam residual amargo.
  • O acesulfame de potássio aparece nas composições dos adoçantes para auxiliar a arredondar o sabor final do produto. Não tem restrições e resiste a altas temperaturas.
  • A frutose é o açúcar das frutas, tem em média três vezes o poder de dulçor do açúcar e portanto auxilia nas dietas de restrição calórica, porém contém o mesmo valor calórico do açúcar e não é recomendada para diabéticos. Resiste a altas temperaturas. Os açúcares light surgiram no mercado para o auxílio da redução de calorias, as formulações em geral apresentam 50% de dulçor proveniente do açúcar e 50% do adoçante, portanto não são recomendados para diabéticos.
  • O aspartame é um edulcorante que tem sabor agradável, mas não é recomendado para fenilcetonúricos e não resiste a altas temperaturas. Muitas pessoas acreditam que o aspartame possa potencializar algumas doenças, como enxaqueca, labirintite, câncer, mas não há estudos que comprovem. Apenas há estudos em que comprovam a ocorrências destas e outras doenças em ratos de laboratório e primatas. O adoçante aspartame foi lançado no mercado sem nunca ter sido experimentado em humanos, razão pela qual leva a crer que estas e outras doenças poderão ocorrer em humanos, a semelhança do que aconteceu em animais.
Mais de 100 estudos científicos durante 20 anos, comprovaram que o sucralose é seguro. Importantes estudos toxicológicos foram feitos e ficou comprovado que o adoçante sucralose não é cancerígeno. Os dados dos estudos foram avaliados independentemente por vários peritos de diferentes disciplinas, incluindotoxicologia, oncologia, teratologia, neurologia, pediatria e nutrição.
Benefícios da sucralose
  • Sucralose é particularmente benéfico para os diabéticos ou aqueles que estão em risco de desenvolver diabetes. De acordo com a Psicologia da Saúde Webpage da Universidade Vanderbilt sobre sucralose, " À medida que mais pessoas no mundo correm o risco de contrair diabetes , a tarefa de criar um adoçante artificial que pode permitir que aqueles que sofrem com a doença a viver uma vida mais normal poderia ter sido realizado. " O corpo não reconhece sucralose como açúcar , apesar do fato de que ele é feito de açúcar , o que elimina quaisquer efeitos indesejáveis ​​sobre os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.
  • Prova dos Benefícios
  • De acordo com Sucralose.org ", Sucralose é cerca de 600 vezes mais doce do que o açúcar , portanto, apenas quantidades muito pequenas são necessárias para adoçar alimentos e bebidas. " Sucralose também mantém a sua doçura em altas temperaturas , tornando-o ideal para aqueles que desejam para adoçar assados ​​sem adicionar calorias desnecessárias . Também é adequado para uso em uma variedade de outros produtos alimentares, tais como refrigerantes, produtos processados ​​de frutas , geléias , produtos lácteos e sobremesas congeladas .
  • Benefícios odontológicos
  • Ao contrário açúcar de mesa padrão , a sucralose não produz efeitos adversos odontológicos . Sucralose, ao contrário do açúcar regular, não estimula o crescimento de bactérias na boca. Estudos Odontológicos descobriram que o uso de sucralose pode realmente beneficiar a saúde dental. As vantagens dentários de sucralose torná-lo um adoçante popular na goma de mascar.
Participe! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 10 Benefícios do Cajá-Manga Para sua Saúde!

8 Receitas para fazer com a Abóbora sendo, 4 Receitas Light!

3 Receitas para fazer com o Murici e Os Benefícios do Murici Para Saúde!