Você sabe o que é a Atemoia? Descubra o que é e seus benefícios!

Você sabe o que é a Atemoia?
Descubra o que é e seus benefícios!
20150429091628123667a.jpg
A atemoia é uma fruta híbrida que é obtida através do cruzamento da chirimoia[1] (Annona cherimola, Mill) com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.), ambas pertencentes à família das anonáceas (a mesma da graviola).
São três variedades que estão bem aclimatadas no Brasil:
  1. Pink Mammoth, que tem uma fruta grande e perfumada, doce e com poucas sementes.
  2. Thompson, bem parecida, com um brix superior.
  3. Gefner
Existe também a African Pride, originária da Austrália, que também já foi introduzida no Brasil.
O plantio da atemoia através da propagação por sementes não é recomendada porque surgem grandes variações, visto que é uma híbrida. No cultivo da atemoia, devem-se utilizar sempre mudas enxertadas e sadias. Se você deseja adquirir novas cultivares, aí sim, utilize as sementes.
A atemoia é da família das anonáceas, possui uma casca rugosa e pontiaguda, como a da graviola, trazendo em seu interior uma polpa branca com sementes negras, é resultante do cruzamento da pinha
com a cherimóia, nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia. No Brasil as primeiras plantações começaram na década de 60, hoje a área plantada é de aproximadamente um mil hectares, concentrados nas Regiões Sul e Sudeste. O estado de maior produção de atemoia é São Paulo com 43,8%, Minas Gerais, Paraná e Bahia ficam com 18,8% cada. A plantação da atemoia está restrita em alguns países tropicais e subtropicais, por adaptar-se melhor às condições intermediárias entre a cherimóia (clima subtropical) e a pinha (clima tropical). Mas ela também é muito vendida em outras regióes como o norte de Minas Gerais e outros estados, além de ser produzida no Sul e Sudeste do Brasil.
Fonte: Wikipédia

Benefícios da Atemoia
1. Fonte de várias vitaminas: Ela é considerada uma das melhores frutas do mundo. Isso não é à toa. A atemoia possui altos teores de vitaminas: C, B1, B2, cálcio, ferro, potássio, entre outras.
2. Boa para atletas: Por possui muito carboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural. No entanto, isso não significa que o consumo deve ser feito em abundância, já que ela também é bastante calórica. Um exemplar com 250g tem cerca de 240 calorias.
3. Regulagem do intestino: Este fruto também é rico em fibras, que ajudam a manter o funcionamento correto do intestino. Além disso, alimentos deste tipo costumam oferecer saciedade e ajudam a diminuir a absorção de açúcar e gorduras.
4. Controle da pressão: O potássio presente na atemoia ajuda a regular a pressão. Este mineral é sempre bem-vindo na dieta dos atletas por ajudar a recuperação dos músculos e reduzir as cãibras.
A melhor forma de consumir esta fruta é in natura, no entanto, ela também rende bons sucos e pode acompanhar outros alimentos.
Participe! Deixe seu comentário!

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os 10 Benefícios do Cajá-Manga Para sua Saúde!

8 Receitas para fazer com a Abóbora sendo, 4 Receitas Light!

3 Receitas para fazer com o Murici e Os Benefícios do Murici Para Saúde!