Conheça os 14 benefícios do Kiwi para saúde!

Conheça os 14 benefícios do Kiwi para saúde!
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O quiuí, quivi[1] ou kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia e de seus híbridos, originários do sul da China. São plantas típicas de locais com clima temperado ou subtropical de montanha. As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos que lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado o fruto comercial com maior quantidade de vitamina C já identificado com a exceção da acerola, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o'magnésio, o potássio e o ferro.
As pessoas ficam facilmente atraídas pela cor verde e o sabor exótico do kiwi. Mas, a verdadeira particularidade dos  kiwis advém dos seus benefícios para a saúde. Conheça 14 benefícios do kiwi e como utilizar este incrível super alimento.
Benefícios para a saúde
1.     Facilita a digestão através das enzimas
O kiwi cru contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda a digerir a refeição, à semelhança da papaína do mamão ou da bromelina do ananás.
2.     Ajuda a regularizar a pressão arterial
O elevado nível de potássio do kiwi ajuda a manter os electrólitos em equilíbrio neutralizando os efeitos do sódio.
3.     Protege o ADN
Um estudo realizado por Collins, Horska e Hotten mostrou que a combinação única de antioxidantes do Kiwi ajuda a proteger o ADN das células dos danos oxidativos. Alguns especialistas concluem que isso pode ajudar a prevenir o cancro
4.     Reforça a imunidade
Está comprovado que o alto teor de vitamina C do kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes, fortalece o sistema imunológico.
5.     Inteligente para perda de peso
O baixo índice glicêmico e alto teor de fibra do kiwi ajudam a evitar uma corrida à insulina como é o caso de outras frutas com alto teor de açúcar, fazendo com que o corpo não armazene gordura.
6.     Melhora a saúde digestiva
O Kiwi é uma ótima fonte de fibra, evitando a obstipação e problemas intestinais.
7.     Ajuda a eliminar as toxinas
A fibra contida no kiwi ajuda a eliminar as toxinas do trato intestinal.
8.     Ajuda a combater doenças cardíacas
Comer 2 a 3 kiwis por dia reduz o potencial de coagulação até 18% e os triglicéridos em 15%. Muitos indivíduos tomam remédios para diminuir a coagulação do sangue, mas isto traz efeitos secundários, incluindo inflamação e sangramento intestinal. Os Kiwis têm os mesmos benefícios dos anticoagulantes, mas sem efeitos secundários.
9.     Apropriado para diabéticos
O Kiwi está na categoria baixa no que respeita ao índice glicémico, ou seja, não dispara o açúcar no sangue. Tem uma carga glicêmica de 4 o que significa que é seguro para os diabéticos.
10.     Protege da degeneração macular e de outros problemas nos olhos
A degeneração macular é a principal causa de perda de visão nos idosos. Um estudo realizado a 110.000 homens e mulheres mostrou que comer 3 ou mais peças de fruta por dia diminuiu em 36% a degeneração macular. O kiwi contém ainda níveis elevados de luteína e zeaxantina – químicos naturais encontrados nos olhos dos seres humanos. Este estudo foi realizado também com vegetais mas o efeito não é o mesmo.
11.     Cria equilíbrio alcalino
O Kiwi está na categoria das frutas mais alcalinas, ou seja, é fonte rica de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consome. Alguns dos benefícios do equilíbrio perfeito de ácido/alcalino no corpo são pele jovem, sono mais profundo, energia física, menos constipações, menos artrites e osteoporose reduzida.
12.     Excelente para a pele
Os kiwis são uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido por retardar a degeneração da pele.
13.     Sabor exótico e ótimo aspecto
Os kiwis primam pelo gosto e aspecto. As crianças normalmente adoram-nos só por serem tão diferentes da maioria dos frutos.
Para o equilíbrio nutricional é sempre bom comer uma variedade de alimentos. Cada alimento tem as suas próprias qualidades e poderes únicos. O problema da alimentação da maioria das pessoas é que comemos um número limitado de alimentos e isso aumenta as probabilidades de não se obter o suficiente de alguns nutrientes muito importantes. Saiba mais em:  As Cores dos Alimentos na Medicina Chinesa.
14.     Naturalmente Orgânico
O kiwi está na lista dos frutos que mais resistem a muitos dos resíduos de pesticidas. Em 2012, veio no top dos 10 alimentos mais orgânicos. Embora seja sempre bom apoiar a produção biológica por uma questão de princípio, nem sempre é possível e é bom saber que não existe um grande perigo em relação aos kiwis
Factos Interessantes:
  • O nome do fruto kiwi foi inspirado no pássaro Kiwi da Nova Zelândia, um pássaro invulgar que não voa, porque simultaneamente é pequeno, castanho e peludo.
  • Nem todos os Kiwis são “fuzzy”! As espécies mais populares de kiwis são as chamadas kiwi Fuzzy, mas há também Kiwi “Golden” com uma pele lisa e cor de bronze. O Kiwi “Golden” é mais doce e mais aromático.
  • Embora os Kiwis sejam originários da China há séculos, há 50 anos praticamente ninguém no ocidente sabia o que eram. Apareceram pela primeira vez nos Estados Unidos em 1962 e pegaram rapidamente.
  • Embora os kiwis possam crescer em qualquer clima temperado, a maioria são cultivados em Itália, na Nova Zelândia e no Chile. São cultivados como as uvas
  • Sim, e pode comer a casca, se quiser.

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