quarta-feira, 13 de julho de 2016

Conheça os 10 Benefícios do Caju para Saúde! Saiba também sobre a Castanha de Caju!

Conheça os 10  Benefícios do Caju para Saúde! Saiba também sobre a Castanha de Caju!
pé de caju.jpg
O caju[nota 1] é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de umpseudofruto. O que entendemos popularmente como "caju" se constitui de duas partes: o fruto propriamente dito, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, o pseudofruto, um corpo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho.
O caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro. Depois do beneficiamento do caju, preparam-se sucos,mel, doces, como cajuada, caju passas, rapadura de caju. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim.[1] Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.
Existe uma variedade enorme de pratos feitos com o caju e com a castanha de caju.[4]
De suas fibras (resíduo/bagaço), ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju".[5] [6]
Fruto com pseudofruto.
O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como "castanha de caju", cuja semente é consumida depois do fruto ser assado, para remover a casca, ao natural, salgado ou assado com açúcar.
A extração da amêndoa da castanha de caju depois de seca, é um processo que exige tempo, método e mão-de-obra.
O método de extração da amêndoa da castanha de caju utilizado pelos indígenas era a sua torragem direta no fogo, para eliminar o "Líquido da Castanha de Caju" ou LCC; depois do esfriamento a quebra da casca para a retirar a amêndoa.
Com a industrialização este método possui mais etapas: lavagem e umidificação, cozimento, esfriamento, ruptura da casca,estufamento.[7]
A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, cobre e zinco), vitamina K, vitamina PP,complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
Castanha de Caju
Castanha_de_Caju.jpg
No entanto, a castanha de caju não possui quantidades relevantes de vitamina A,vitamina D e cálcio.[8] Acredita-se que a castanha do caju contribua no combate às doenças cardíacas.[9] A castanha-de-caju ainda verde (maturi) também pode ser usada nos pratos quentes.
A castanha possui uma casca dupla contendo a toxina Urushiol (também encontrada na hera venenosa), umalergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida através de um processo que causa dolorosas rachaduras nas mãos. A castanha também possui ácido anacárdico, potente contra bactérias gram-positivascomo Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans, que provoca cáries dentárias.
O "Líquido da Castanha de Caju" ou LCC, depois de beneficiado é utilizado em resinas; materiais de fricção; em lonasde freio e o outros produtos derivados; vernizes; detergentes industriais; inseticidas; fungicidas e até biodiesel.[10]
Os 10 Benefícios do Caju para Saúde!
blog-caju.jpg

1- Perda de peso

Escolher alimentos com poucas calorias e contribuições significativas para a perda de peso é uma tarefa um tanto quanto difícil. Evitando prejudicar os seus benefícios, o caju contém poucas calorias, e ainda é uma fruta com baixo percentual de gorduras, e estas são ácidos gordos insaturados, semelhantes à gordura contida no azeite, a qual é tida como funcional para o metabolismo. O caju pode ser uma excelente opção para você comer nas refeições intermediarias e lanches fora de hora. Ele garantirá vitaminas ao seu corpo e não prejudicará com o aumento de medidas. As fibras presentes na fruta também possibilitam o melhor funcionamento da flora intestinal, o que reduz os desconfortos abdominais e inchaços, promovendo a saúde se seu intestino.

2- Efeitos positivos no colesterol

O desequilíbrio de colesterol é um dos problemas comuns entre pessoas que lidam com problemas com a balança. O caju contem gorduras monosaturadas, e estas podem ser conveniente para reduzir os efeitos o colesterol LDL, conhecido como ruim. Esse benefício pode melhorar a qualidade de vida, além de reduzir a possibilidade de ocorrência de acidentes vascular cerebrais, ataques cardíacos, auxiliando na saúde de seu coração e funcionamento adequado do sistema cardiovascular.

3- Prevenção de doenças do sangue

A ação antioxidante é muito conveniente para quem deseja manter o funcionamento do organismo equilibrado, além de ajudar na eliminação de células que não mais contribuem com o comportamento saudável do corpo. O caju contém Cobre, mineral importante para efeito antioxidante. Essa contribuição da fruta pode ser importante para a prevenção de doenças do sangue, pois o Cobre pode apoiar a produção de hemoglobina, favorecendo a saúde do corpo, e reduzindo os impactos causados por radicais livres.

4- Pelo saudável

Os efeitos positivos desse mineral contido no caju também pode se estender à produção de melanina. Importante para a saúde da pele, o Cobre pode favorecer à saúde dos fios de cabelo, pele, e até unha. Após algumas pesquisas, recomendou-se o consumo médio de ¼ de xícara da fruta, assim, o Cobre contido nela pode ajudar na manutenção de uma pele brilhante e saudável, junto a fios sedosos e menos quebradiços.

5- Ossos e dentes fortes

Os minerais ainda se responsabilizam pela saúde dos dentes, gengiva e ossos. Os benefícios do caju também são garantidos pela porção de Magnésio e Cálcio contida na fruta. Ele é um excelente contribuinte para a saúde dos ossos e dentes. É importante lembra que, com ossos fortes, os treinos terão maior qualidade, você levantará cargas com maior segurança e precisão, o que induzirá à melhor queima calórica, além de reforçar os efeitos esperados para a hipertrofia de músculos. O caju pode ser conveniente para a maior flexibilidade não só dos ossos, mas de forma completa para todas as articulações.

6- Apoiar o sistema imunológico

Muitas pessoas eram ao adotarem dietas sem o acompanhamento médico, e não sabem que a alimentação não deve ser sacrificada completamente. É importante ter cuidado com a permanência dos nutrientes necessários para a saúde, visando apenas à redução de calorias e melhor comportamento do metabolismo, por isso, o Zinco contido no caju pode apoiar o fortalecimento do sistema imunológico, evitando consequências durante a transição de costumes alimentares. Ao buscar acompanhamento médico, o caju poderá ser apontado como uma fonte importante de Zinco, a qual evitará consequências ao seu bem estar, deixando você mais perto do corpo que deseja.

7- Importante para o sistema nervoso

O Magnésio é um mineral importante para o controle sobre o sistema nervoso. Controlar a alimentação contribui com a saúde, mas muitas vezes a limitação pode gerar algumas mudanças de humor, as quais podem oferecer consequências não só no bem estar, mas também influenciando negativamente nas atividades e compromissos. De olho no equilíbrio psicológico, a porção de Magnésio contida no caju pode auxiliar sobre neurotransmissores. O mineral apoia a produção de Dopamina, que resulta em efeito relaxante e conveniente, principalmente, para mulheres na fase de TPM.

8- Controle do diabetes

O controle de consumo de açúcar deve ser mantido não só com diabéticos, mas principalmente para evitar esta condição, a qual leva a limitações alimentares e efeitos prejudiciais à saúde de modo geral. Destacando-se de diversas frutas que possuem grande quantidade de açúcar, o caju não é prejudicial ao colesterol, e não fornece riscos para o desenvolvimento de diabetes.

9- Melhora nas atividades sexuais

Após algumas pesquisas, o caju foi apontado como funcional para melhorar a função sexual. O suco de caju pode melhorar os níveis energéticos, o que promoverá o bom desempenho físico, tanto em homens quanto em mulheres, fortalecendo o sistema cardiovascular, dessa forma, elevando a qualidade das elações sexuais.

10- Ajuda na previne do câncer

Atualmente, a doença atinge inúmeras pessoas, e sabemos que a melhor forma de prevenção é mantendo uma alimentação saudável e rica em nutrientes. O caju é uma das frutas que pode fortalecer o corpo e auxiliar com efeito preventivo contra o Câncer, pois ele é ricos em flavonoides, importantes agentes antioxidantes e que oferecem efeitos anti-inflamatórios. Segundo algumas pesquisas, a fruta pode retardas os efeitos e ação de tumores, reduzindo impactos e a possibilidade de ocorrência de Câncer de próstata, mama, e muitos outros.
Participe! Deixe seu comentário!