11 Benefícios da Manga que você não sabia!

11 Benefícios da Manga que você não sabia!

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A Manga fornece cerca de 60 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ela contém uma série de nutrientes como carboidratos, fibras, antioxidante e vitaminas tais como a vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K. A manga também é uma boa fonte de vários minerais como cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio.

Conheça agora os benefícios da Manga para saúde!
1) Ajuda a perder peso
Apesar de conter carboidratos, utilizar a manga como substituto de outras refeições calóricas, como lanches da manhã e da tarde com massas, pães, biscoitos e alimentos gordurosos, é uma excelente estratégia para reduzir o número de calorias ingeridas diariamente. A manga contém, sim, carboidratos, porém tem baixa densidade calórica. Os benefícios da manga para o emagrecimento são os menos compreendidos. Assim, mesmo comendo uma quantidade razoável, que leva à saciedade, a quantidade de calorias ingerida será baixa. Isso ajuda a criar o deficit calórico necessário na queima dos quilos extras. Além disso, a manga é uma fonte rica em fibras, que dão saciedade por aumentar o tempo de esvaziamento gástrico. Uma das fibras presentes na manga é a pectina, uma fibra solúvel capaz de diminuir a absorção de açúcar e colesterol.
Pesquisas realizadas na Austrália indicaram que comer a manga com a casca pode melhorar ainda mais seus resultados. Fitoquímicos presentes apenas nessa parte da fruta indicaram inibir o crescimento de células adiposas humanas.

2) Protege contra o câncer

Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, estudaram 5 variedades de manga em laboratório e identificaram que extratos da fruta, contendo polifenóis, foram capazes de inibir o crescimento de células de câncer de cólon e mama sem afetar células saudáveis. Mais pesquisas são necessárias, para validar os resultados, porém a fruta já apresenta potencial anticancerígeno.
A pectina também é um componente da manga capaz de prevenir contra o câncer de próstata.

3) Ajuda no controle do diabetes

A manga tem um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose. Isso é um fator importante por não induzir picos de glicemia e insulina e poder ser uma ótima fonte alimentar para pessoas com diabetes.
Além disso, as fibras presentes na manga também auxiliam no retardo da absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue.
As folhas da mangueira tem mostrado ação contra o diabetes, ajudando no controle dos níveis de insulina. Para isso basta ferver 5 ou 6 folhas e deixar em repouso durante a noite para então filtrar e tomar pela manhã.

4) Faz bem para a visão

A manga é uma excelente fonte de vitamina A. Uma porção de 1 xícara de manga picada contém 25% da quantidade diária recomendada de vitamina A. Essa vitamina, também chamada de retinol, é fundamental para uma boa visão e previne a cegueira noturna.
Além disso contém zeaxantina, um carotenoide que previne a degeneração da mácula ocular, uma doença associada à cegueira na velhice.

5) Controla o colesterol

Os altos níveis de vitamina C, pectina e outras fibras da manga, auxiliam a reduzir a absorção de colesterol dos alimentos e a baixar seus níveis no sangue. Além disso, o potássio ajuda na saúde do coração e dos vasos sanguíneos

6) Melhora o seu sistema imunológico

Uma xícara de manga picada fornece nada mais nada menos que aproximadamente 70% das necessidade diárias de vitamina C e 25% de vitamina A.
Essas duas vitaminas garantem o bom funcionamento do sistema imunológico, atuando na defesa contra infecções, gripes e resfriados e manutenção geral da saúde.
A vitamina C ainda é um potente antioxidante, combatendo câncer, o envelhecimento e ajudando na integridade dos vasos sanguíneos.
A vitamina A também contribui para a saúde da pele e das mucosas, primeira fonte de defesa contra os mais diversos tipos de infecções.

7) Ajuda a regular seu intestino

A alta concentração de fibras da manga promove o bom funcionamento do intestino, sendo substrato para micro-organismos “do bem” da flora intestinal. Uma alimentação rica em fibras evita as sensações de inchaço, desconforto e até mau humor causadas pela constipação.
Aqui uma observação é importante: sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois o suco não contém as mesmas quantidades de fibras. Como você já percebeu, alguns dos importantes benefícios da manga estão relacionados à quantidade de fibras da fruta.

8) Contém outras vitaminas e minerais essenciais

Além das vitaminas C e A já citadas, a manga possui também:
  • vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), que são fundamentais para as reações metabólicas que produzem energia para o corpo todo;
  • vitamina E, um potente antioxidante, que protege contra os danos dos radicais livres e diversas doenças decorrentes deles, assim como o envelhecimento precoce;
  • ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento do feto durante a gravidez, além de prevenir uma série de doenças entre elas o mal de Alzheimer, Hipertensão e Derrame;
  • potássio, que atua no balanço eletrolítico do corpo como um todo, nas transmissões nervosas, assim como no bom funcionamento dos músculos esqueléticos e do coração. Além disso minimiza os efeitos danosos do excesso de sal da alimentação;
  • cobre, essencial para a fixação do ferro na hemoglobina sanguínea e com isso o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.
Esses elementos estão disponíveis na manga em quantidades menores, porém a sua ingestão diária vai ajudar a atingir as quantidades necessárias de cada um deles em conjunto com a inclusão na alimentação de outros alimentos saudáveis.

9) Deixa a pela mais bonita

Essa extensa combinação de vitaminas e minerais já seria suficiente para dizermos que a manga é uma excelente aliada da pele. Entretanto, além do benefício da manga como alimento, ela ainda pode ser aplicada diretamente na pele.
Basta cortar em pedaços finos e aplicar sobre a pele por 10 a 15 minutos, isso vai desobstruir os poros, refrescar a pele e ainda ajudar na prevenção da acne.

10) Contém antioxidantes

Além das vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, a manga contém outros carotenoides e polifenóis que combatem os radicais livres no organismo, protegendo contra doenças, o envelhecimento, auxiliando na recuperação física pós atividade física dentre tantos outros benefícios que os antioxidantes têm para a saúde.

Dicas de como selecionar as melhores mangas

Quando está madura, a manga tem um cheiro adocicado, porém se o cheiro for de produtos fermentados então ela já passou do ponto. Escolha mangas com a casca firme mas ligeiramente macias quando apertadas suavemente. Quando apertada, a casca não pode romper, nesse caso ela já estará madura demais.
A cor da casca também é um indicativo se a manga está no ponto certo para ser consumida, ela deve ter começado a mudar da cor verde para o amarelo ou vermelho. Se houver muitas manchas pretas, também é um indicativo que ela já amadureceu muito. Se você desejar acelerar o amadurecimento de uma manga basta embrulhá-la em papel junto com uma outra manga já madura e observar até que chegue no ponto ideal.

11) Benefícios para o cérebro: A vitamina B6 é encontrada em abundância na manga, ela ajuda a melhorar a função cerebral, na manutenção do sistema nervoso. Com isso melhora o humor e ajuda a controlar o estresse. Além disso, a vitamina B6 é conhecida como construtor de energia e ajuda na construção da comunicação entre as células nervosas.

Cuidados ao consumir a fruta:

  • Vale lembrar que para ter os benefícios da manga de forma integral, o ideal é consumir a fruta ou algum tipo de receita feita de forma caseira.
  • Pessoas que têm alergia ao látex, pode também ter reação alérgica à manga. Isso porque ela contém um composto chamado urushiol que leva à chamada dermatite de contato induzida por urushiol. O maior risco está na casca e na seiva da planta.
  • Alguns produtores colhem a manga ainda verde e forçam sua maturação utilizando carboneto de cálcio, uma prática proibida em muitos países. Apesar das controvérsias, este composto é potencialmente tóxico aos seres humanos. Assim, as opções de procedência confiável e orgânicas são as melhores escolhas.
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