segunda-feira, 29 de agosto de 2016

12 Benefícios do Mamão que você não sabia!

12 Benefícios do Mamão que você não sabia!
mamao-fruta-extraordinaria2.jpg
Mamão, papaia ou ababaia, é o fruto do mamoeiro ou papaeira, árvores das espécies do gênero Carica, especialmente de Carica papaya. São bagas ovaladas, com casca macia e amarela ou esverdeada. A sua polpa é de uma cor laranja forte, doce e macia. Há uma cavidade central preenchida com sementes negras e rugosas, envolvidas por um arilo transparente. Mamões são consumidos in natura, em saladas e sucos.
Antes da maturação, sua casca apresenta um látex leitoso que deve ser retirado antes do consumo. Este látex contém substâncias nocivas às mucosas, sendo usado, inclusive, culinariamente, como amaciante de carnes. Tem um alto teor de papaína, uma enzima proteolítica, que é usada em medicamentos para tratamento de distúrbios gastrointestinais e para reabsorção de hematomas.
mamao arvore.jpg
O mamoeiro produz fruto o ano todo, porém, no Brasil, a safra geralmente ocorre nos meses de maio, junho, agosto e outubro. Existem diversas variedades de mamão e as mais conhecidas no Brasil são: mamão papaia, mamão formosa (um pouco maior e geralmente usado para fazer doces), mamão-da-baía, mamão-macho e mamão-da-índia. O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 g), vitamina C e minerais importantes para o organismo. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
Conheça agora os benefícios do mamão para saúde!

  1. Benefícios do Mamão para Perder Peso: O Mamão são frutas ricas em enzimas e aminoácidos. Estas enzimas tem a capacidade de quebrar os hidratos de carbono e proteínas. Esta fruta também têm capacidade de decompor as gorduras, ajuda no processo de metabolismo e se livras das gorduras corporais extras, portanto, todos esses fatores ajudam o corpo a perder peso.
  2. Benefícios do Mamão para Digestão: O Mamão é muito útil para o processo de digestão, uma vez que contém a enzima papaína digestivo, que contribui para combater muitas doenças. Também contém a enzima quimiopapaína, que ajuda na digestão de proteínas. Pesquisas recentes mostram que o consumo do mamão para dois dias tem efeito tônico sobre o intestino e estômago. Sementes de mamão são eficazes para se livrar de vermes intestinais, misturando as sementes com mel e tomando uma colher de chá após cada refeição.
  3. Benefícios do Mamão para Constipação: O Mamão ajuda a prevenir a constipação, pois contém fibras que livram da matéria fecal, e ainda é eficaz na prevenção do câncer de cólon.
  4. Benefícios do Mamão para Pele: A pele do mamão é um remédio para feridas de pele, aplicando-se a pele do mamão na ferida, para ajudar a cicatrizar as feridas rapidamente. O mamão é uma boa fonte de vitamina A, por isso ajuda a remover a pele morta, quebrando proteínas inativas e a aplicação do mamão no rosto por 20 minutos, ajuda a reduzir espinhas e manchas indesejáveis no rosto. A casca do mamão pode ser usada para o branqueamento das pernas.
  5. Benefícios do Mamão para o Cabelo: O Mamão tem muitos benefícios para o cabelo, mantém o cabelo macio, brilhoso e mais forte e também estimula o crescimento do cabelo e previne a caspa. Para fazer os seus cabelos ter mais brilho, pegue o mamão e misture com iogurte, logo após, aplique esta mistura no seu cabelo por 20 minutos, depois enxague com água.
  6. Benefícios do Mamão para o Sistema Imunológico: O Mamão é muito importante para aqueles que sofrem de gripes e resfriados, pois ele contém uma grande quantidade de vitamina C e vitamina A que estimula o sistema imunológico.
  7. Benefícios do Mamão para Artrite: O Mamão tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam na redução das dores, para aqueles que sofrem de artrite.
  8. Benefícios do Mamão para os Olhos: O Mamão ajuda a manter os olhos protegidos. O Mamão é uma fonte de beta-caroteno, juntamente com os carotenoides luteína e de zeaxantina, que protege contra a luz azul de alta intensidade e reduz o aparecimento de degeneração macular relacionada com a idade. O mamão também se mostrou eficaz no auxilio contra a catarata.
  9. Benefícios do Mamão no combate ao Câncer: O Mamão é uma fruta rica em carotenoides e licopeno, que ajuda a combater o câncer. Estás substâncias auxiliam no combate e eliminação das células cancerosas e regulam a proteção das enzimas. Os isotiocianatos é um composto que se encontra no mamão e foi comprovado que esta substância protege contra o câncer de mama, pulmão, pâncreas, cólon e próstata. Estudos recentes descobriram que as folhas do mamão seco, tem o potencial de eliminar diretamente as células cancerosas e protege contra o câncer de fígado, cérvix, pulmão, pâncreas e mama.
  10. Benefícios do Mamão contra o Colesterol: O Mamão possui um alto teor de fibras que ajudam na redução do LDL(Mau colesterol). Ele impede a absorção de colesterol no corpo. O mamão por ser uma rica fonte de vitamina C, irá inibir a oxidação inibindo assim a oxidação do colesterol nas artérias. A presença de ácido fólico no mamão reduz os níveis de homocisteína no sangue. A homocisteína  pode causar doenças cardiovasculares e danos nos vasos sanguíneos. Assim, uma pessoa que sofre de problemas cardíacos e colesterol alto, deve consumir uma grande quantidade de Mamão.
  11. Benefícios do Mamão contra Diabetes: O Mamão é conhecido por seu baixo nível de açúcar e é uma fonte de antioxidantes. A produção de insulina não é desencadeada pela ingestão do mamão, assim, um diabético deve consumir está fruta nutritiva para lutar contra diabetes.
  12. Benefícios do Mamão contra os vermes intestinais: As sementes do mamão e as suas folhas ajudam a combater os vermes intestinais. Descubra neste link algumas formas de consumir as sementes do mamão.

*O mamão não traz benefícios somente quando consumido, como também quando utilizado diretamente no local que se quer beneficiar, conferindo diversos benefícios que variam de acordo com a combinação do mamão com outros ingredientes. Conheça outros benefícios do mamão e curiosidades de seus usos:
mascara mamão 22.jpg
1- O mamão possui propriedades que são curativas e cicatrizantes. Essas propriedades ajudam a reconstituir células da nossa pele, quando o mamão é aplicado nas regiões que apresentam feridas, arranhões e cicatrizes.
2- Ele é utilizado no preparo de cremes antienvelhecimento naturais, graças à sua ação antioxidante, podendo ser usado em toda a área do corpo.
3- Quando amassado e misturado com açúcar cristal, o mamão funciona como um esfoliante natural e altamente nutritivo.
4 – Ajuda a abrir os poros entupidos, além de combater acnes e espinhas.
5- O mamão ajuda a acelerar a cicatrização de queimaduras.
6- Shampoos que levam mamão em sua composição são excelentes para o controle da caspa.
7- Por apresentar baixa concentração de sódio, o mamão impede a retenção de líquidos e melhora a hidratação da pele e do corpo como um todo.
8- Quando amassado e aplicado no rosto e em todo o corpo, o mamão reduz espinhas e manchas da pele, uniformizando o tom da mesma e tornando a aparência dela mais bonita.
9- O mamão, quando amassado, também auxilia na hidratação de calcanhares ressecados e/ou rachados.
10- A fruta também é uma boa auxiliadora no tratamento de micoses de pele.
11- Pasta feita à base de mamão e mel hidrata a pele do rosto de maneira muito eficaz.
12- Quando apresenta mel e/ou farinha de arroz em sua composição, a pasta de mamão também é um ótimo creme que confere firmeza à pele, desde que aplicada ao menos três vezes por semana, por cerca de 20 minutos.
13- Excelente auxiliador na amenização de olheiras, a mistura de mamão com leite deve ser aplicada no local que você deseja por alguns minutos.
14- A mistura de mamão, iogurte, suco de limão, clara de ovos e mel pode ser utilizada como máscara de clareamento de pele. Para se obter esse resultado, aplique a mistura no rosto por cerca de 20 minutos e, em seguida, passe protetor solar.
15- Ingerir mamão diariamente ajuda na prevenção da queda de cabelo e do afinamento de seus fios, ajudando a fortalecer o cabelo desde a raiz, além de estimular seu crescimento.
16 – Quando aplicado nos cabelos, o mamão ajuda a limpar o couro cabeludo e confere mais brilho e vida aos fios.
Receita: Para fazer máscara para o cabelo de mamão, você deve bater os seguintes ingredientes no liquidificador:
  • Meia xícara (chá) de mamão picado
  • Meia xícara (chá) de banana picada
  • Uma xícara (chá) de iogurte natural
  • Uma colher (sopa) de mel
  • Uma colher (sopa) de óleo de coco
Você também pode acrescentar um pouco de algum condicionador de sua preferência. Verifique se não sobraram pedaços de frutas no creme que não foram batidos no liquidificador. Passe a mistura nos cabelos e cubra-os com uma touca de banho. Espere cerca de meia hora, enrole com uma toalha ou use uma touca térmica, aguarde mais meia hora e lave os cabelos normalmente.
Participe! Deixe seu comentário!