quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pudim de banana-da-terra! Leve, saudável e delicioso!

Pudim de banana-da-terra! Leve, saudável e delicioso!

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Ingredientes:


  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol - 30g
  • 1 banana-da-terra média cortada em fatias bem finas no sentido do comprimento - 140g
  • 3 claras - 105g
  • 1 gema - 15g
  • 3 colheres (sopa) de adoçante culinário em pó - 4,5g 100 g de ricota
  • 1 xícara (chá) de leite desnatado - 240ml
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo - 22,5g (Opções saudáveis: Farinha ou fibra de soja, Farinha de aveia).
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo - 16g

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC).
  2. Aqueça 1 colher (sopa) de azeite de oliva em uma frigideira antiaderente, junte as fatias de banana e frite-as até dourarem dos dois lados.
  3. Retire do fogo e reserve.
  4. Bata por 2 minutos no liquidificador 1 colher (sopa) de azeite de oliva com 1 clara, a gema e o adoçante.
  5. Junte a ricota, o leite e a farinha de trigo.
  6. Bata por mais 2 minutos, despeje em uma tigela e misture com cuidado as outras 2 claras batidas em neve.
  7. Com o azeite de oliva restante, unte 8 assadeiras (capacidade para 75 ml) e polvilhe o açúcar mascavo.
  8. Arrume as bananas fritas, forrando as laterais das assadeiras e despeje a massa.
  9. Leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos ou até que enfiando um palito nos pudins ele saia limpo.
  10. Retire do forno e leve para gelar por 2 horas.
  • Montagem: desenforme os pudins nos pratos e decore com gengibre cristalizado e alecrim.

Informações Nutricionais por Porção:

  • Calorias: 120 Kcal
  • Carboidratos: 12g
  • Proteínas: 5g
  • Gorduras totais: 6,5g (2g de saturada, 3,5g de monoinsaturada e 0,5g de poliinsaturada)
  • Colesterol: 31mg
  • Fibras: 0,5g
  • Ferro: 0,5mg
  • Cálcio: 73mg

  • Rendimento: 8 pudins de 65g
  • Tempo de preparo: 20 minutos (mais 30 minutos de forno mais 2 horas de geladeira)
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