Conheça os 10 Benefícios do Cajá-Manga Para sua Saúde!

Conheça os 10 Benefícios da Cajá-Manga Para sua Saúde!
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Spondias dulcis , conhecido popularmente pelos nomes cajá-manga, cajá,cajarana, taperebá-do-sertão e cajá-anão[3] , é uma árvore da família das anacardiáceas. É originário do Arquipélago da Sociedade, na Oceania[2] . Está presente em quase todo o território brasileiro, em especial na Região Nordeste do Brasil bem como noutros países como é o caso de São Tomé e Príncipe. "Cajá" vem do tupi akaya . "Cajarana" também vem do tupi, significando "o que se parece com o cajá" . "Taperebá" vem do tupi taperei'iwa . A árvore do cajá-manga pode atingir até 15 metros de altura. O fruto tem formato cilíndrico, com 6 a 10 cm de comprimento, 5 a 9 cm de diâmetro, podendo pesar até 380 g. É um fruto de casca lisa e fina, que possui coloração amarela brilhante, muito aromático e de polpa suculenta, de sabor agridoce e ácido quando maduro, com endocarpo revestido de espinhos (macios) irregulares. É uma fruta rica em fibras. É muito utilizada no preparo de sumos, cocktails, licores e sorvetes.

Os Benefícios da Cajá-Manga
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1. Fonte rica de vitamina C

Os cajás são ricos em vitamina C, que além de ser uma vitamina essencial, ainda age como um antioxidante natural, melhor protegendo seu corpo contra diversos danos causados por radicais livres, o que reduz potencialmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas.
Ao consumir uma porção de 100 gramas de cajás, você estará fornecendo ao seu corpo cerca de 46,4 miligramas de vitamina C. Adicionando essa porção à sua alimentação, você garantirá de 39 a 49% da dose diária necessária dessa vitamina para seu corpo se manter saudável.
A vitamina C ainda melhora a ação de seus sistema imunológico e contribui com a produção de colágeno, responsável pela saúde da pele, ligamentos, tendões e cartilagem se manterem saudáveis. Sendo fonte dessa vitamina, o cajá ainda pode reduzir as fadigas pós-treino, já que age para combater o cansaço, o que garante um melhor desempenho, resistência e condicionamento. O cajá ainda pode ajudar a evitar possíveis gripes.
2. Combate a anemia
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Consumindo 100 gramas de cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia. Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.
A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, dessa forma, quem possui alta quantidade de Ferro na dieta, garante produção regular de glóbulos vermelhos, evitando problemas como a anemia, fator muito comum para pessoas que adotam dietas sem orientação médica e com desequilíbrios nutricionais.

3. Protege contra doença cardíaca

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O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta. As pesquisas demonstraram que os cajás são naturalmente ricos em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração. Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

4. Carotenoides

Essa fruta é fonte rica de carotenóides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A. Reconhecer os carotenóides entre os benefícios do cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

5. Baixo teor de gorduras

Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

6. Dentes e ossos fortes

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no cajá. Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde. O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente. A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

7. Previne a TPM

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A fruta pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos. Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o cajá aparece como fonte de vitamina A,B, C e muitos minerais importantes. A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

8. Ajuda a perder peso

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O cajá pode ser uma fruta amiga que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o cajá pode ajudar você a emagrecer. A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo. Seu corpo se manterá mais “limpo”, mas você ainda notará que o cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções  de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades. A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos. Como se não bastassem os benefícios do cajá para a conquista da boa forma, ele é pouco calórico, sendo que se você consumir 100 gramas da fruta, estará adicionando apenas 90 calorias ao seu plano alimentar.

9. Apoia o sistema nervoso

Não pense que o cajá é a exceção entre as fontes de vitamina B, muito pelo contrário. Demonstrando a sua eficiência completa, a presença do cajá no plano alimentar não só pode ajudar no controle do sistema nervoso de mulheres no ciclo menstrual, mas a todos os amantes da fruta. O controle de ansiedade, fome, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso, representando benefícios do cajá para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

10. Melhora a saúde dos músculos

O cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP. A fruta é rica de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, pode ser muito eficiente se incorporada à dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos, já que contribui com a saúde da massa muscular.

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Comentários

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    1. Na casa da minha mãe tem e eu comi 3 hoje!!!

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    2. Onde posso encontrar estou precisando muito

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  2. Obrigado pela informação! Tirou todas as minhas dúvidas com muito conhecimento.

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    1. Estou comendo cajá todos os dias aproveitando a safra. É esse ano está muito gostoso. É saudável.

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  3. Eu não conhecia , meu esposo sim consumiu muito quando criança , ele conseguiu uma semente e plantou na rua em frente de nossa casa , agora já está produzindo e estamos consumindo os frutos , através de sucos e o próprio fruto ,gosto muito .
    Fiquei feliz em saber sobre os benefícios do fruto .
    Grata .

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  4. Antes não consumiar pois achava ele muito azedo,só que agora comecei a usar como vitamina e gostei muito,agora que descubri esses benefícios que o cajá tem agora não paro mais de consumir 🤗

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  5. Gostei das informaçoaes sobre a fruta cajá

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  6. Muito bom . Meu marido estava sentindo mal com muita dores no corpo e sistema nervoso bem afetado, e consumiu a fruta é se sentiu bastante aliviado .O interessante é que nós não sabíamos desses benefícios contidos na fruta agora que ficamos sabendo não vamos mas parar de usar muito bom mesmo

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  7. AMO COMER PURO E TAMBÉM O SUCO

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  8. Minha esposa comeu 3 frutas inteira. Creio ter tido um efeoto colateral no excesso das proteínas constantes no cajá .

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  9. Adorei as informações sobre essa fruta vou tentar consumi. -lá

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  10. Amei as informações!!muito bom;ja conhecia e comia a muitos !nos.Agora vou apreciar mais.

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  11. Esta fruta da minha infancia é TRADICAO na Familia..riqueza p saude!

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  12. Tenho um pé de cajá, e está produzindo.faço sucos e geleias com a polpa, fica uma delícia. Amei as informações sobre os nutrientes do fruto.

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    1. Simplesmente deliciosa essa fruta.
      Comprei uma muda de cajamanga anao no ceasa/Ribeirao Preto.
      E com 2 anos produz sem parar.
      E sabendo de todas essas qualidades vou consumir diariamente.

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  13. Que bom estou comendo várias cajamangas ao dia.
    Tirei o pão pela manhã e estou comendo bastante frutas .
    Cajamanga não falta estamos na época da safra.
    Então vamos saborear essa frta agrodoce.

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  14. Nossa já gosto da fruta,sabendo dos benefício que ela tem pra mim saúde ,agora que ela vai estar sempre no meu consumo diário

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  15. Eu comi caja manga hoje e depois de algumas horas comi arroz doce isso faz mal..agora a noite to com dor de barriga

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  16. Adoro faco mais e o suco bem grosso fica delicioso t bem acho que faz tbem o message mo efeito.

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  17. Bom saber de tantos benefícios em uma fruta q eu simplesmente amoo desde a infância!

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  18. Nossa aqui em casa tem .vou passar a consumir o fruto
    Nao sabia desses beneficios

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  19. Na empresa onde eu trabalho tem um pé , passei a levar pra casa e consumir o suco, estou sentindo alguns resultados, por exemplo á dor que sentia no nervo ciático diminuiu

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  20. Foi muito bom ler sobre isso, mais um benefício prá saúde que descobri.

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  21. Poxa amei isso acabei de ler e estou satisfeita ao saber sobre o cajá manga

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  22. Eu sempre gostei dessa fruta desde criança, agora sabendo dos benefícios vou consumir muito mais.

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  23. Bom, eu simplesmente amo essa fruta, ontem mesmo fiz suco que e uma delicia, agora sabendo
    tantos beneficios que ela traz pro nosso corpo, vou fazer a polpa pra ter o suco fora da epoca, ela
    podia ter o ano inteiro mas nao tem, obrigada por esta aula.

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  24. Amo a fruta desde a infância, amei saber os benefícios. Obrigada.

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  25. Diabético pode comer cajá manga

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  26. Amo ,aqui tem todo dia kkk , é suco no café ,no almoço ,na janta 😋,e como o fruto umas 2x ao dia .

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  27. Adoro cajá como muito não sabia que é tão boa

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  28. Fiz geleia e ficou muito saborosa.

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  29. Estava comendo umas aí pensei que não podia fazer bem peguei o celular e tirei informações no Google agora sei que faz bem pra saúde vou comer todo dia

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  30. Já consumo acho a fruta muito gostosa, agora sabendo de suas propriedades vou consumir mais ainda .

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  31. Tenho quatro cajá anã ,não sabia das vitaminas que nelas contêm, vou plantar mais,para comer muito mais,eu amo...

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  32. Muito bom saber pra que serve tenho plantado em casa

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  33. Eu faço suco do cajamanga com casca, caroço e tudo, queria saber se pode fazer mal pra minha saúde

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  34. Tenho um pé anão na minha casa como todos os dias, eu amo cajá.

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  35. Moro na praia grande no litoral Paulista onde posso encontrar caja manga

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  36. Estou com herpes soster falaram que é bom porém não sei onde acha

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    1. Voce pode comprar uma muda anao de cajamanga em lojas do Ceasa, ou encomendar com o feirante da sua cidade. EU COMPREI NO CEASA RIBEIRAO PRETO, E A MINHA MUDA PRODUZ O ANO INTEIRO EM VAZO GRANDE.

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  37. Que é diabético pode tomar suco de cajá manga.

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  38. Quem é diabético pode tomar suco de cajá manga.

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  39. Eu tenho dois pés da fruta ana eles produzem o ano todo

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  40. Aqui em casa já tem um pé de cajá manga vou planta mais dois urgente

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  41. Tenho um pé plantada na minha horta vez enquanto como um fruto, vou plantar mais e comer mais frutos

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  42. A cajá manga de vaso, que é um pé baixo não fica árvore. Tem as mesmas prioridades da de árvore grande?

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