6 Substitutos (Saudáveis) do Açúcar

6 Substitutos (Saudáveis) do Açúcar


Faça uma pequena troca na cozinha e uma grande mudança em sua saúde

Ainda tem dúvidas sobre deixar de consumir o açúcar refinado? Prepare-se,
pois depois de ler essa matéria, dificilmente você vai querer seguir com ele. 
Isso porque, apesar de ser agradável ao paladar, o açúcar branco e refinado 
traz vários malefícios para nossa saúde. Para começar, o açúcar não carrega 
quantidades significativas de nutrientes - ainda recebe aditivos químicos no 
seu processo
de industrialização.

Segundo Sara Bragança, médica especializada em Terapia Ortomolecular, 
membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, seu consumo pode 
causar obesidade, diabetes, envelhecimento precoce, aumento do câncer,
dano aos dentes, além de reduzir a imunidade e elevar os triglicerídeos. 
Ui! "Alguns estudos preliminares indicam que o açúcar no sangue pode 
atrofiar as áreas do cérebro responsáveis pela memória, existem também 
trabalhos que fazem associação de excesso de consumo de açúcar com acne",
diz.

Um estudo da Universidade de Queensland (Austrália), por exemplo, 
descobriu que os efeitos dele no cérebro são similares ao mecanismo 
responsável pelo vício em cocaína. Pesado, né? A coisa piora quando a 
pesquisa científica diz que seu uso prolongado causa alterações psiquiátricas,
pois reduz a produção de dopamina no corpo - substância neurotransmissora 
que atua no controle da sensação de prazer. Ou seja, o açúcar é um vício que
precisa ser superado.

A boa notícia é que existem outras opções saudáveis para adoçar a vida por 
aí. Aqui mesmo nós elencamos alguns deles e pedimos para Sara falar sobre 
os benefícios de cada um. Agora que você já tem as informações, mudar de 
verdade só depende de buscar um substituto para chamar de seu!

1. Mel de abelha

Um dos substitutos do açúcar mais conhecido e utilizado no mundo todo, o 
mel é constituído por frutose e glicose, ele é fonte de carboidratos, vitaminas 
do complexo B e minerais. Outro fator bacana: é antifúngico e bactericida! 
Todavia, temos de tomar cuidado com a quantidade de consumo, pois tem 
elevado valor calórico. Evite grandes quantidades! Ah, e o mel deve ser 
orgânico, ok? Só assim existe a garantia de que não tenha a presença de 
produtos químicos como agrotóxicos, pesticidas e antibióticos. "Vale lembrar
que quando é aquecido, o mel pode sofrer uma perda significativa dos 
nutrientes. E também não é indicado para diabéticos", comenta.
Substitutos do açúcar (Foto: Thinkstock)

2. Açúcar de coco

Esse é um ótimo substituto, pois pode ser usado para adoçar sucos, café, 
receitas de bolos e doces. Inclusive, já vem sendo considerado uma opção 
excelente, pois adoça praticamente igual ao açúcar branco e também tem as 
mesmas calorias. O ingrediente vem da seiva encontrada dentro do coqueiro. 
"A seiva líquida é recolhida e passa por um aquecimento, depois é desidratada
através do calor, o que resulta em cristais usados para adoçar alimentos", 
explica.
O mais bacana é que o açúcar de coco tem menor índice glicêmico. Ou seja, 
causa menores picos de glicose e de insulina no organismo. A responsável 
pela diminuição do índico glicêmico é a inulina, que faz o organismo absorver
os carboidratos de forma mais lenta. "Além disso, ela é considerada uma fibra
probiótica, que ajuda na manutenção e crescimento da flora intestinal", ressalta 
a médica.

3. Stevia

É um adoçante natural, feito à base de uma planta medicinal chamada Stévia 
Rebaudiana, cuja origem é sul-americana. Pode ser utilizado para substituir o 
açúcar em bebidas frias, quentes e receitas culinárias. "Com poucas calorias, 
adoça 300 vezes mais que o açúcar comum e pode ser utilizado por crianças, 
grávidas e diabéticos", revela Sara. Parece que pintou o campeão, não?

4. Xilitol

Tão doce quanto a sacarose, esse açúcar é bem mais nutritivo, já que é um 
produto obtido a partir de fibras vegetais.  Derivado de xilose, um açúcar de 
aldose cristalino que não é digerível, pode ser retirado de árvores como o 
vidoeiro. Além de combater o envelhecimento precoce, o xilitol aumenta a 
massa magra e melhora a saúde bucal.  "Como o Xilitol é um açúcar sem 
qualquer tipo de frutose, também não é contraindicado por quem é diabético",
comenta. Todavia, vale avisar que, se utilizado em excesso, tem poder 
laxativo, ou seja, desregula a flora intestinal.

5. Açúcar mascavo

O açúcar mascavo, assim como o açúcar de coco, é minimamente processado 
e contém mais nutrientes do que o açúcar refinado Ele também vale como 
substituto do açúcar refinado, mas só para quem não tem diabetes, pois tem 
um índice glicêmico bem próximo ao do açúcar comum. "É obtido das 
primeiras extrações da cana, por isso possui menos calorias e mais minerais 
- como cálcio, magnésio, potássio e fósforo", avalia Sara.

6. Açúcar demerara
Assim como o açúcar refinado, também é obtido a partir da cana-de-açúcar. 
Mas o que o diferencia do açúcar comum é o seu processo de produção, pois
não há refinamento e nem clarificação. Isso significa que são mantidos os 
nutrientes, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, 
B2 e B6. Também chamado de cristal dourado, pois seus grãos são maiores, 
bem granulado e bum tom amarronzado. "É  levemente refinado, ficando 
entre o açúcar mascavo e o refinado. A principal vantagem é que ele não 
recebe aditivos químicos", diz.

Entre outros benefícios, ele ajuda a manter o tônus muscular da parede do 
trato digestivo, melhora a saúde do sistema nervoso, fortalece a pele, unhas e
cabelos, faz bem para a saúde ocular e melhora o funcionamento do fígado, 
além de ter uma caloria mais baixa.


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Comentários

  1. Ótimas opções, porém experimentei o Xilitol e não gostei, acho que adoça pouquíssimo. De todos, prefiro o demerara.

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